(43) 3377-5500

Utilidades

As tintas acrílicas, esmaltes sintéticos, vernizes e os complementos, têm características de qualidade que devem ser levadas em conta para obter um acabamento desejado no final da aplicação. Seguem algumas características técnicas de qualidade:

RENDIMENTO: Após a diluição, os produtos podem apresentar a mesma eficácia na cobertura, porém o melhor rendimento será daquele que atingir a maior área pintada.

Existem três cálculos de rendimento de uma tinta:

- Rendimento Teórico: Este tipo de rendimento não leva em consideração as perdas decorrentes da preparação e desperdícios por mão-de-obra defeituosa. Trata-se de um valor calculado que serve para comparar o custo por metro quadrado de duas ou mais tintas.

- Rendimento Prático: É calculado a partir do Rendimento Teórico levando em consideração as perdas de tinta, estimadas em função do tipo de tinta, da superfície aplicada e do método de aplicação.

- Rendimento Real: É o rendimento calculado no final da aplicação.

COBERTURA: Significa a capacidade da tinta em cobrir totalmente a superfície. A diluição da tinta interfere diretamente no resultado da aplicação.

ESTABILIDADE: O produto deve permanecer inalterado durante o seu prazo de validade sem apresentar sedimentação, coagulação, separação de pigmentos e outros.

FACILIDADE DE APLICAÇÃO: A tinta tem que espalhar-se facilmente, de maneira que o rolo ou pincel deslizem suavemente sobre a superfície.

SECAGEM: É o processo pelo qual a tinta passa do seu estado líquido para o estado sólido, formando uma película após a aplicação.

LAVABILIDADE: É a qualidade que a tinta deve ter em resistir a limpeza com produtos de uso doméstico sem afetar sua película, tais como: detergente, água sanitária e outros.

NIVELAMENTO / ALASTRAMENTO: É a propriedade que a tinta possui de formar uma película uniforme sem marcas de aplicação.

DURABILIDADE: É a resistência das tintas à ação das intempéries.

Branco: é a presença de todas as cores. De acordo com a teoria, reflete todos os raios luminosos que incidem sobre uma superfície branca. Traz claridade e leveza para um ambiente. Entretanto, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e hostil, levando à dispersão.

Preto: como é conhecida a ausência de cor e é o que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pois este expressa agressividade, medo, mistério e azar.

Azul: harmonia, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, serenidade, paciência, amabilidade são favorecidos por esta cor, tranqüilizando os ânimos, entretanto deve-se ter cuidado com esta cor nos tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção - situação não recomendável para pessoas depressivas.

Verde: representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio, estimulando o silêncio e pode ajudar a amenizar o stress.

Vermelho: está associado às emoções, despertando a sexualidade e, eventualmente, desperta a agressividade. Nos ambientes, deve ser usado nos detalhes, como flores, pois o excesso torna-se irritante. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.

Amarelo: ligado à criatividade, alegre e divertido. Ativa o raciocínio e a comunicação, sendo ideal para usar em escritórios, cantos de estudo e no estar, pois deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Laranja: atua sobre o sistema digestivo, abrindo o apetite - ideal para sala de refeição. É muito aconchegante, estimula o otimismo e a generosidade.

A Norma NRB 6493/1994 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança,delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.As cores deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.

Norma ABNT NBR 6493/1994

CoresNome da corProduto que passa na tubulação
  Vermelho Água e materias para combater incêndio
  Amarelo Gases não liquefeitos
  Azul Ar comprimido
  Cinza platina Vácuo
  Branco Vapor
  Alumínio Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis líquidos (gasolina,querosene, solventes,etc.)
  Laranja Produtos químicos não gasosos
  Verde Água. exceto para combater incêndio
  Marrom Materiais fragmetados (minérios)
  Cinza escuro Eletrodutos
  Preto Combustíveis e produtos inflamáveis
  Purpura Álcalis

Criação de sites e lojas virtuais